quarta-feira, 30 de março de 2022

Um segundo


"One second", de Zhang Yimou (2020)
Emocionante drama dirigido pelo mestre chinês Zhang Yimou, autor de grandes obras primas do cinema , como "Lanternas vermelhas", Herói", "O caminho para casa", "O clã das adagas voadoras", entre outros. "Um segundo"venceu mais de 20 prêmios internacionais, e ficou famoso por ter sido retirado pela China da competição do Festival de Berlin em 2020, sendo acusado de censura pelo teor do filme.
O filme se passa em 1975, último ano da revolução cultural chinesa. Um homem foge de um acampamento para contra revolucionários por conta de uma briga e vai até uma cidadezinha no deserto para assistir a um filme que será projetado para a população. Zhang (Yi Zhang) deseja assistir ao documentário que passa antes do filme, pois acredita que sua filha revolucionária, que ele não vê desde que fi preso, se encontra no filme. Ele pede ajuda ao projecionista Mr Movie (Wei Fan) para ajudar a exibir o filme e encontrar sua filha. Mas uma jovem órfã, Liu (Haocun Liu) rouba uma lata, pois seu irmão pequeno quer que ela faça um abajur de celulóide. Entre os dois, a relação começa com rusgas, mas depois desenvolve para uma linda relação quase que de pai e filha.
Uma contundente homenagem à sétima arte, "Um segundo" poderia ser uma extensão do episódio que Yimou dirigiu no filme "Cada um com seu cinema, onde ele apresenta um cinema mambembe chegando numa cidade. Historicamente, durante a revolução, um dos maiores passatempos da população era assistir a filmes revolucionários, quando todos cantavam juntos o patriotismo das histórias. Um elenco excepcional em uma história que homenageia o cinema e os cinéfilos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário