segunda-feira, 14 de março de 2022

Huda's salon


Huda’s salon”, de Hany Abu-Assad (2021)
Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro com “Paradise now”, o palestino Hany Abu-Assad lança mais um polêmico drama, mostrando o conflito entre palestinos e israelenses em terras ocupadas. Dessa vez, ele traz a história para Belém, ocupada pelos israelenses e com um muro dividindo as terras. A relação entre palestinos e israelenses é bastante tensa, e para as mulheres, resta pouca chance de sobreviver com liberdade, pois tem o agravante da sociedade patriarcal e machista.
“Em ‘Huda’s salon”, a narrativa é bastante tensa e vai num crescendo de suspense quase insuportável e angustiante.
Reem (Maisa Abd Elhadi)é uma jovem mãe de um bebê de dois meses, e casada com o ciumento Yousef (Jalal Masarwa). Em um dia como outro qualquer, ela vai até o salão de Huda (Manal Awad), lugar que ela frequenta a tempos, para fazer o cabelo. Mas para sua surpresa, ela é drogada por Huda e tem fotos comprometedoras feitas por Huda, que a obriga a trazer informações para os israelenses, caso contrário, as fotos dela serão divulgadas. Reem se desespera e tem medo de contar ao marido o ocorrido. Huda, por sua vez, é presa pela polícia secreta palestina e é interrogada pelo policial Hasan (Ali Suliman), que quer saber quem são as mulheres que estão nas polaróides encontradas na casa dela, acusadas de traição.
Com apenas 4 atores e uma direção impecável, “Huda’s salon” jamais é óbvio, e faz com que o espectador torça pelas protagonistas, assim como procura dar voz e razão para todos os personagens. Um filme corajoso, denso, que certamente provocará a ira de palestinos e israelenses pela forma ousada e visceral como mostra algumas cenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário