sábado, 5 de março de 2022

Moneyboys


"Moneyboys", de C.B.Yi (2021)
Concorrendo em importantes Festivais, como Cannes, Faro e Brussels, "Moneyboys" é escrito e dirigido pelo chinês C.B.Yi, cineasta independente elogiado por mestres como Michael Haneke. Para quem gosta de "Felizes juntos"de Wong Kar Wai, o filme é imperdível, fazendo também referências ao cult LGBTQIAP+ "Garotos de programa", de Gus Van Sant.
No sul da China, o jovem Fei se prostitui como garoto de programa de homens ricos. Fei saiu de um vilarejo rural em busca de uma vida melhor, deixando para trás uma vida de pobreza. Ele conhece Xiaoli, também garoto de programa e se apaixonam. Mas ao salvar fei de um cliente, Xiaoli se acidente e fica manco da perna, o que o impede de trabalhar. Fei decide atender seus clientes em um apto que ele aluga, mas é preso pela polícia e obrigado a retornar ao seu vilarejo, sendo repreendido pela família, que sabe de suas atividades e o expulsam. Fei decide retornar à cidade grande, só que dessa vez acompanhado de Long, um amigo de infância e platonicamente apaixonado por Fei, que também quer ser um garoto de programa.
Com ótimos atores e muita sensualidade e homoerotismo embalados por uma estética belíssima, Moneyboys" é um filme bastante melancólico, que mais do que a vida dos michês, traz um olhar pessimista sobre uma geração chinesa que não encontra perspectiva de um futuro melhor. O filme foi rodado em Taiwan simulando ser na China, país onde obviamente o tema da prostituição é censurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário