quinta-feira, 3 de março de 2022

Ao cair do sol


"Sundown", de Michel Franco (2021)
Eu sou apaixonado pelos filmes do mexicano Michel Franco, mas tenho plena convicção de que seus filmes sao pesados, angustiantes e que ele não tem a mínima compaixão pelos seus protagonistas. Em absolutamente todos os seus filmes "Nova ordem", "Depois de Lucia", Crônica", etc, o espectador sofre muito com o sadismo de Franco em relação ao destino cruel e trágico das personagens.
A milionária família inglesa Bennet está de férias no Acapulco: Neil (Tom Roth), sua irmã Alice (Charlotte Gainsbourg) e os dois filhos dela, Alexa e Colin. Quando Alice recebe a ligação de que a mãe dela e de Niel passou mal, ele decidem retornar logo para casa, mas a caminho do aeroporto, recebem outra ligação que ela morreu. Neil no aeroporto diz que esqueceu o passaporte no hotel, mas ao retornar, decide ficar em Acapulco e levar uma vida de classe média, morando em hotel mediano e se relacionando com uma vendedora de loja, Berenice.
O 1o ato do filme traz questionamentos pro espectador, mas a partir do 2o ato, o filme torna-se violento e trágico. Eu mesmo não iria para Acapulco após ver esse filme, mas Franco gosta de mostrar essa violência de classes e que surge de um rompante.
Um filme brutal, triste, e que traz o tema da morte como algo imponderável. O elenco está soberbo, e Tom Roth, que já havia trabalhado com Franco em "Crônica", está poderoso em seu silêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário