sábado, 12 de março de 2022

Red- Crescer é uma fera


“Turning red”, de Domee Shi (2022)
Primeiro filme da Disney Pixar dirigido por uma mulher, “Red- Crescer é uma fera” é realizado pela mesma cineasta do curta “Bao”, premiado com o Oscar de melhor curta de animação em 2019.
O filme traz referências de sua cineasta, Domme Shi: fala sobre uma comunidade de chineses que moram em um bairro do Canadá. O ano é 2002, o auge das Boy Bands. Meili(Rosalie Chiang),13 anos, é uma excelente estudante e tudo na sua vida é bastante regrado e eficiente, ganhando elogios de todos, principalmente de sua mãe, Ming (Sandra Oh). Meilin e seus pais gerenciam um tempo frequentado por turistas. A idade de 13 anos no Canadá já é considerado entrada para a vida adulta, e esse fato faz com que Meilin se sinta pressionada pela entrada na puberdade, além de desejar ter mais liberdade. Ela sente atração por meninos e principalmente, apaixonada pela boy band 4-Town, que irá fazer um show na cidade. Sua mãe proíbe que ela vá, e isso faz com que Meilin se transforme em um gigante panda vermelho, resultado d etensão e stress.

O filme é bastante simpático e traz traços mais próximos ao anime, com os olhos amendoados e inserção de reações nas imagens. É um filme que lida com temas importantes como sororidade, feminismo, primeiro amor e mudanças corporais, metaforicamente ilustrados através do panda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário