terça-feira, 15 de março de 2022

Entre festas


 "Hiacynt", de Piotr Domalewski. Premiado drama polonês baseado em fatos reais. Com conteúdo LGBTQIAP+, o filme flerta com o policial e o suspense para narrar o período de 1985 a 1987 no país, ainda sob o domínio do comunismo e com forte presença da polícia que vigia toda a população em uma sociedade conservadora. A operação Jacinto foi criada para cadastrar homossexuais e vigiá-los o tempo todo. Os homossexuais eram considerados pelo governo como criminosos, e estima-se que o caderno rosa teve mais de 11 mil cadastrados. O que se diz é que a operação teve início para manter o controle da Aids que estava surgindo no país, e também, pela alegada desvio de conduta. O jovem policial Robert (Tomsz Zietek) trabalha com o seu pai, um chefe d apolícia. Robert namora a oficial Halinka, e aparentemente em uma vida normal e feliz. Quando a polícia decide encerrar o caso de assassinatos de homossexuais, robert secretamente decide ir atrás do serial killer. Ele decide investigar um jovem

estudante, Arek,  que supostamente estava na festa frequentada por gays e de onde estão sendo sendo assasinadas as pessoas. 

O filme lembra demais o clássico "Parceiros da noite", com Al Pacino fazendo um policial que se infiltra na comunidade gay e se faz passar por um lgbt, até que ao conhecer um rapaz, começa a se envolver. "Entre festas" é um ótimo drama, com uma trama envolvente, bons atores e um visual que apresenta a frieza do mundo comunista europeu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário