quinta-feira, 17 de março de 2022

Ghost tropic


"Ghost tropic", de Bas Devos (2019)
Concorrendo no Festival de Cannes 2019, "Ghst tropic" é um premiado drama de Bruxelas, trazendo um olhar ao mesmo tempo melancólico e esperançoso em relação à humanidade.
Khadija (Saadia Bentaïeb) é uma mulher de 58 anos que trabalha como faxineira em uma empresa durante o dia. Ao cair da noite, ela se despede dos colegas e pega o metrô. Cansada, Khadija acaba dormindo e ao acordar, se dá conta que está do outro lado da cidade. Está tarde e não existe mais metrô, e para piorar, ela não tem o dinheiro o suficiente para pegar um táxi. Khadija decide caminhar horas até sua casa, e no caminho, irá se deparar com um segurança de shopping, com um homem que passa mal na rua e com um atendente de uma loja de conveniência. Mas o que a perturbará é quando encontra a sua filha vagando pela madrugada com um rapaz.
De ritmo extremamente lento, com longos planos, o filme oferece contemplação sobre a noite na cidade, com o vazio, os silêncios e as observações sobre trabalhadores noturnos. Sobra espaço para se debater sobre a observação do trabalho sub-emprego para mulheres de terceira idade e a expectativa de novas gerações que têm outros desejos sobre suas vidas e sue futuro. Linda performance da atriz Saadia Bentaïeb em registro minimalista e contundente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário