sexta-feira, 18 de março de 2022

Master


"Master", de Mariama Diallo (2022)
Concorrendo no Festival de Sundance, "Master", escrito e dirigido por Mariama Diallo, vem na tradição do cinema de Jordan Peele, que discute o racismo dentro do gênero terror. Na Universidade Ancaster college, New England, a professora Gail Bisho (Regina Hall) é efetivada dentro da política que a universidade quer promover, de diversidade em todas as áreas. A caloura Jasmine (Zoe Renee) também chega repleta de disposição, se dispondo a querer estudar bastante e de fazer amizades. Mas para a surpresa de ambas, são poucas as negras ali existentes, e as que estão ali, incorporaram uma forma de lidar com os brancos de quase serventia e de querer agradá-los.
O quarto onde Jasmine fica hospedada já foi palco para vários suicídios de alunas negras, sendo a primeira, em 1968. Tanto Jasmine quando Gail passam a ser assombradas pelo passado racista e de escravidão existente ali no local.
Com ótimas performances, "Master" é um filem sombrio, trágico e pessimista, que deixa claro que o racismo está presente na vida da comunidade negra, mesmo quando a sociedade branca alega não ser racista. Um filme que incomoda o espectador porque o cutuca, o provoca e o faz refletir sobre os seus atos diários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário