domingo, 20 de março de 2022

Michelangelo- O pecado


 "Michel ange- Il pecatto", de Andrey Konchalovskiy (2019)

Super produção Rússia/Itália, dirigida pelo cineasta Andrey Konchalovskiy, realizador de "Tio Vânia" , "Os amantes de Maria" e "Paraíso".

O filme pega uma período em particular do artista Michelangelo, quando pintava a Capela Sistina, em uma obsessão que o deixava sem dormir e sem tomar banho. Florença, início do século XVI. Quando o chefe da nobreza de Della Rovere, o papa Júlio II, morre, Michelangelo (Alberto Testone) fica obcecado em obter o melhor mármore para completar sua tumba. A lealdade do artista é testada quando Leão X, da família rival Medici, ascende ao papado e o encarrega de uma nova e lucrativa encomenda - a fachada da basílica de San Lorenzo. Forçado a mentir para manter o favor de ambas as famílias, Michelangelo é progressivamente atormentado por suspeitas e alucinações, levando-o a examinar implacavelmente suas próprias falhas morais e artísticas. Michelangelo se apega a Dante Alighieri, a quem ele venera, tendo inclusive decorado "A divina comédia", e passa a ter alucinações.
O filme com quase 140 minutos se torna um fardo para o espectador por conta de seu ritmo extremamente lento e uma direção burocrática. O que faz manter o interesse são as lindas locações em Lazio e Toscana, além da ótima direção de arte e fotografia. Uma sequência que impressiona é a obsessão de Michelangelo por um enorme bloco de mármore existente no alto de uma montanha e que ele deseja transportar inteiro, ao contrário dos pedreiros que querem quebrá-lo em pedaços. O ator Alberto Testone, no papel principal, está muito semelhante ao pintor, e o restante do elenco é composto por não atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário