domingo, 20 de março de 2022

Freaks out


 Freaks out”, de Gabriele Mainetti (2021)

Vencedor de impressionantes 10 prêmios em mostra paralela no Festival de Veneza, mas também concorrendo na Mostra official, “Freaks out” é um ousado híbrido italiano de “X-men”, “Quarteto fantástico”, “Wanda vision” e “Star wars” com a estética de Tim Burton e Guillhermo del Toro, grandes referências para o roteiro co-escrito pelo cineasta.

A história se passa em Roma, 1943. Um grupo de 4 artistas de circo trabalham para o dono do espetáculo, Israel. Quando os nazistas avançam sobre Roma, o circo é destruído, Israel preso por seu judeu. Os 4 amigos fogem, decididos a encontrar o paradeiro de Israel. Matilde tem o poder de manipular a eletricidade, como Wanda vision. Cencio (Pietro Castelitto, ator e cineasta) tem o poder de controlar os insetos; Mario, um portador de nanismo que tem o poder da telecinese e Fulcio, um homem peludo , uma homenagem do filme a Chewbacca, de “Star Wars:. Mas eles não contavam com a presença de Franz (Franz Rogowski
, mega astro alemão), um oficial nazista que tem o poder de ver o futuro quando cheira éter. Ele sabe que os alemães perderão a guerra e que Hitler se matará, e para evitar isso, ele deseja sequestrar os 4 mutantes e transformá-los em armas que ele unificará ao exército nazista.
O filme é muito interessante, pipocão de respeito, e impressiona pela qualidade técnica dos efeitos, em se tratando de um blockbuster italiano. A trilha, a fotografia, desenho de produção, tudo funciona, além do carisma do elenco. Mesmo assim, não é um filme para crianças: é violento, tem gore e o Mario passa o filme todo se masturbando. Talvez o maior defeito do filme seja a sua duração, quase 150 minutos, o que é desnecessário, por conta de tantas sub-tramas e vai e vem na história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário