quarta-feira, 9 de março de 2022

Lingui


"Lingui", de Mahamat-Saleh Haroun (2021)
Pungente drama vindo de Chade, país africano que indicou o filme para representá-lo no Oscar de filme estrangeiro. O filme concorreu em importantes Festivais, incluindo a competição oficial do Festival de Cannes 2021. O que impressiona é o filme falar sobre o feminino de forma tão intima e cativante, e ter sido escrito pelo cineasta e roteirista Mahamat-Saleh Haroun, me fazendo lembrar da alma feminina de Almodovar que também escreve para mulheres.
Com linda fotografia, o filme conta a história de Amina (Achouackh Abakar Souley), uma mulher que sobrevive fazendo artesanato com o ferro de pneus velhos, vendendo na feira a sua arte. Amina tem uma filha, Maria (Rihane Khalil Alio), de 15 anos. Amina encontra a sua filha triste e pergunta o que aconteceu. Maria diz que foi expulsa da escola e está grávida. E mais: que quer abortar. Amina fica tensa, pois como muçulmana, ela sabe que a prática do aborto e ilegal e proibida no país, mas dá força para que sua filha faça o aborto.
Um lindo filme etnográfico que apresenta duas belas performances das atrizes principais, mas também, um olhar sobre uma sociedade milenar, e uma religião que não permitem a liberdade de escolha das mulheres sobre o seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário