segunda-feira, 14 de março de 2022

The souvenir- Parte 2


The souvenir- Part 2”, de Joanna Hogg (2021)
Um raro caso de filme independente que tem uma continuação, “The souvenir- parte 2” é sequência direta do filme homônimo de 2019, e ambos bastante premiados e produzidos por Martin Scorsese, fã do trabalho da cineasta e roteirista Joanna Hogg.
O filme é autobiográfico da cineasta e conta a sua vivência com seus pais e a faculdade de cinema que ela está graduando. Julie (Honor Swinton Byrne, filha de Tilda Swinton) é o alter ego de Joanna. No filme anterior, ela vivia um relacionamento tóxico com Anthony, um homem mais velho que a ssediava moralmente e tinha grande influência sobre Julie. Nessa parte 2, o filme começa com Julie passando um tempo na casa de seus pais, Rosalind (Tilda Swinton) e Willian (James Spencer Ashworth). Julie vive um luto pela morte inesperada de Anthony por overdose. Julie decide retornar para a faculdade e fazer seu curta de graduação. Ela muda o roteiro e decide exorcizar sua história com Anthony no roteiro, mas é criticada pela bancada de professores ( todos homens. Mas Julie insiste e monta uma equipe de filmagem. No entanto, devido à sua pouca experiência, parte da equipe, principalmente o produtor e o fotógrafo, a pressionam, deixando claro que Julie não sabe o que quer, além dos próprios atores, que questionam o método de Julie de dirigir.

Um filme com foco no olhar feminino, sobre mulheres que passam seus dias sufocadas pela presença masculina, tóxica e ameaçadora, seja no âmbito profissional ou pessoal. Para quem trabalha com audiovisual, é um filme que apresenta o dia a dia que estamos acostumados a ver, com muita pressão. Um ótimo time de atores desconhecidos, abrilhantados pela jóia da Tilda Swinton. E como é lindo ver mãe e filha na ficção e na vida real trabalhando juntas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário