sábado, 25 de setembro de 2021

Swoon, colapso do desejo


"Swoon", de Tom Kalin (1992)
Drama LGBTQIAP+ que concorreu em diversos Festivais de cinema, entre eles, Sundance e Berlin, de onde saiu com prêmio especial.
O filme e baseado no famoso caso criminal ocorrido em Chicago, 1924: Nathan Freudenthal Leopold, Jr. e Richard Albert Loeb, mais conhecidos como "Leopold e Loeb", foram dois estudantes da Universidade de Chicago que mataram Bobby Franks, de 14 anos de idade, em 1924, e foram sentenciados à prisão perpétua. O casal de amantes, ricos e judeus, assassinaram o menino por acharem serem pessoas superiores. Quando eles são presos, sofrem homofobia por parte das autoridades e mídia da época.
Rodado em preto e branco, 'Swoon" traz uma narrativa que mescla cenas de arquivo em uma linguagem ousada e quase experimental. Os dois atores principais, Daniel Schlachet (Loeb) e Craig Chester (Leopold) estão ótimos.
O filme já foi adaptado duas vezes no cinema, sendo a mais famosa, pelo mestre Alfred Hitchcock em "Festim diabólico". Mas as adaptações ignoravam a homossexualidade dos protagonistas, feito realizado por Tom Kalin em 'Swoon", com lindas cenas de homoerotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário