sábado, 18 de setembro de 2021

Álbum em família


'Álbum em família", de Daniel Belmonte (2021)
O ator, diretor e roteirista Daniel Belmonte repete em seu segundo longa, "Álbum em família", a metalinguagem que ele ja havia trazido em "B.O", onde brincava com o universo do cinema de baixo orçamento e as suas possibilidades de realização em uma produção sem dinheiro.
Agora, com 'Álbum em família", o empecilho de realização já não vem apenas da questão financeira, mas principalmente, do advento da pandemia do Covid-19, que inviabilizou a produção cinematográfica no seu período mais pandêmico, que foi o ano de 2020.
Num País onde a Cultura ja e encontrava combalida antes mesmo da pandemia, fazer Arte é algo que exige muita persistência e um caráter do artista de seu auto-empreendedor. Daniel Belmonte, um jovem carioca apaixonado pelo ofício, juntou um time de produtores amigos, Clélia Bessa e Marcos Pieri, e também atores próximos para que pudessem fazer um filme possível, realizado todo num contexto de plataformas como Zoom, celulares, zap etc, sem que ninguém saísse de casa e tendo os próprios familiares de cada artista fazendo papel como personagem ou equipe técnica.
O enorme e talentoso elenco tem Otávio Muller, George Sauma, Valentina Herszage, Ravel Andrade, Cris Larin, Eduardo Speroni, Kelson Succi e Dhara Lopes e as participações especiais de Renata Sorrah, Lázaro Ramos e Tonico Pereira. O roteiro brinca com a quebra da quarta parede para trazer o próprio Daniel Belmonte como idealizador de uma releitura de "Álbum de família", de Nelson Rodrigues, com cada ator interpretando uma personagem em sua casa. Isso levanta todo um tipo de discussão entre os artistas: a misoginia e racismo na obra de Nelson, a sua relevância ou não nos dias de hoje, o quanto se pode interferir na obra de um autor, a insatisfação do ator diante das interferências artísticas do diretor, e por aí vai, são todas as bolas levantadas quando se produz um projeto.
O filme quebrou uma grande barreira ao ser selecionado para concorrer no Festival de Gramado 2021. Ter uma comédia na competição oficial foi uma grande ousadia e ao mesmo tempo, uma ótima política da curadoria de entender que os filmes de festivais precisam ser ecléticos e atingir todos os perfis de platéia, dialogando com todo. "Álbum em família" é um registro de uma época, daqui a um tempo já se tornará datado, mas será um documento histórico de um momento onde fazer Cinema será sempre um ato de resistência, e sempre haverá uma forma de realizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário