domingo, 19 de setembro de 2021

O baile das loucas


"Le ball des folles", de Mélanie Laurent (2021)
Comovente drama histórico dirigido pela atriz e cineasta Melanie Laurent e que traz os temas da sociedade patriarcal que sufoca as mulheres, o espiritismo tratado como bruxaria e a dicotomia ciência X razão.
Em 1885, em Paris, mora Eugénie Cléry (Lou de Laâge), uma jovem independente e dona de si. Ela está no velório de Victor Hugo. Ao chegar em casa, ela esconde de sua família aonde estava. Só quem lhe dá razão é seu irmão Theophile. Ela confidencia para ele que ela vê pessoas mortas e se comunica com eles. Quando seu pai descobre, a manda diretamente para o sanatório Salpêtrière. Ali, dezenas de outras mulheres foram internadas à força pelas suas famílias. A enfermeira chefe
Genevieve (Laurent) trata a todas com mão de ferro, mas quando descobre a mediunidade de Eugene, ela acaba se comunicando com sua irmã falecida.
"O baile das loucas"e a primeira produção original da França.
Baseado no romance homônimo de Victoria, o filme lida com temas contundentes, como as mulheres sofriam misoginia por parte da sociedade. É um filme forte, com ótimas performances. Mas tem um ritmo lento, e uma longa duração. A parte técnica é excelente: fotografia, direção de arte, figurinos. O desfecho é bastante comovente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário