sábado, 18 de setembro de 2021

Knives and skin


"Knives and skin", de Jennifer Reeder (2019)
Vencedor de diversos prêmios internacionais e concorrendo no Festival de Berlin, "Knives and skin" lembra o universo da cineasta brasileira Anita da SIlveira, recorrendo ao universo surreal e onírico de David Lynch, embalados por uma trama envolvendo morte e mistério. Escrito e dirigido pela cineasta Jennifer Reeder e tendo mulheres como protagonistas, o filme discute como pano de fundo o machismo, o relacionamento tóxico, o estupro e assédio sexual.
Carolyn é uma adolescente da cidade de Illinois, Chicago. Ela é integrante da torcida cheeleader da high school da cidade, e numa noite, ela sai para namorar com Andy um jogador que deseja fazer sexo com ela. Diante da negativa, ele se irrita e vai embora, abandonado-a sozinha num lugar distante. Carolyn se acidente e sem seus óculos, não enxerga nada. Na cidade, no dia seguinte, sua mãe, a professora de canto da escola Lisa se preocupa com o sue sumiço e com o tempo, vai perdendo a razão. Três garotas que estudam na mesma escola, Laurel, Charlotte e Joanna indiretamente estão relacionadas à vida de Carolyn.
Com referências óbvias a "Twin Peaks" e o sumiço de Laura Palmer, "Knives and skin" tem uma premissa interessante e uma fotografia que enaltece a atmosfera de poesia e mistério. "Magólia", de Paul Thomas Anderson também é outra referência, principalmente nos momentos musicais do filme, como "Promises, promises", em um painel mosaico. "Blue monday" e "Girls just want to have fun" também são outras músicas cantadas.
A longa duração do filme, quase duas horas, faz com que o filme se torne mais longo do que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário