domingo, 26 de setembro de 2021

Impasse


"Cliff walkers", de Zhang Yimou (2021)
Thriller de espionagem dirigido pelo cineasta chinês Zhang Yimou, um dos maiores estetas do cinema contemporâneo, e realizador de obras-primas como "O clã das adagas voadoras", "Lanternas vermelhas", "Tempo de viver", entre outros. O filme se passa em 1930, com o noroeste da China, a região de Manchukuo, invadida pelos japoneses, que instauraram campos de concentração onde faziam experimentos com chineses
Quatro agentes comunistas, chineses treinados na União Soviética, estão em uma missão ultrassecreta para resgatar um prisioneiro de um dos campos. Os dois casais Zhang e Yu e Lan e Chuliang precisam chegar em Harbin, mas se separam para conseguir um despistar o outro e ver qual deles chegará ao destino final.
O filme é, para variar, um grande espetáculo visual, irrepreensível: direção de arte, fotografia, efeitos especiais ( a neve é um delsumbre) e a trilha sonora que parece saída de Ennio Morricoone. O elenco está excelente. o entanto, o roteiro, bastante confuso, com muitas sub-tramas e personagens que se confundem, atrapalham a compreensão da trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário