terça-feira, 7 de setembro de 2021

Bem vindos


"Tillsammans", de Lukas Moodysson (2000)
O cineasta sueco Luks Moodysson é queridinho de muitos festivais importantes, tendo ganho mais de 50 prêmios internacionais com sua filmografia.
Em seu 2o longa, "Bem vidos", Lukas mistura drama e comédia acridoce para provocar os anos 70, mais precisamente o ano de 1975, e falar das comunidades neo hippies onde pessoas distintas dividiam a mesma casa. O filme começa com todos na casa comemorando a morte do ditador espanhol Franco. O grupo tem pensamentos de coletividade e marxista. Um dos organizadores, Goran, atend eum telefonema de sua irmã Elisabeth, dizendo que quer sair de casa com seus dois filhos, Eva e Stefan, por conta do alcoolismo do marido e dos abusos. Goran traz os 3 para a comunidade. Logo, Elisabeth passa a se enturmar com todos. Mas é aos olhos das crianças, e esse é o grande lance do filme, que o espectador acompanha os esfuziantes anos 70 de liberdade sexual e de hábitos.
O filme tem ABB na sua rilha sonora, o que já o deixa dentro de um universo de filme pop. Com um time de ótimos atores e personagens bastante ecléticos, Lukas Moodysson discute valores, diversidade e hipocrisia de ambos s lados. Em 2016, Thomas Vintemberg lançou um filme muito semelhante, 'A comunidade", que refaz os pensamentos sobre a validade de se morar em comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário