segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Homens que jogam


"Playing men", de Matjaz Ivanisin (2017)
Curioso documentário do cineasta eslavo croata Matjaz Ivanisin, vencedor de diversos prêmios internacionais, entre eles, o Olhar de Cinema 2017.
O filme traz um olhar sobre a masculinidade no Mediterrâneo, mais especificamente, em países como Turquia, Itália e Croácia. Tradições milenares, como homens brigando seminus, com os corpos besuntados de azeite, na Turquia, ou o jogo do queijo rolando nas ladeiras de Maiorca, adivinhação de somas com os dedos, e finalizando com a celebração do povo a um tenista croata. Entre participantes e platéia majoritariamente masculino, o filme discute poder, machismo, voyeurismo, embalados em imagens que hora confundem com homoerotismo, principalmente na briga com azeite. onde no final, o vencedor enfia o braco dentro da calça do perdedor.
O filme também fala sobre processo criativo e crise de um cineasta que em determinado momento diz não saber como terminar o filme. Curioso, emblemático, mas também, enfadonho na representatividade de um mundo sem diversidades de gênero r raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário