quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Jóias brutas
"Uncut gems", de Benny Safdie e Josh Safdie (2019)
Celebrado pela crítica do mundo inteiro como um dos 10 melhores filmes de 2019, o filme também conseguiu outro grande feito histórico: Adam Sandler venceu no National Board of review 2019 o prêmio de melhor ator, desbancando favoritos como Joaquim Phoenix, Robert de Niro, Christian Bale, Antonio Banderas e Brad Pitt. A crítica em peso confirma que Adam Sandler revolucionou a sua carreira com esse filme insano, e definitivamente calou a boca de todo mundo que achava que ele somente fazia comédias vagabundas da Netflix.
Escrita pelos irmãos Benny Safdie e Josh Safdie, que há 2 anos lançaram o fenomenal "Bom comportamento", drama policial que extraiu de Robert Pattinson uma de suas melhores performances, "Uncut gems" é uma mistura alucinada de Paul Thomas Anderson, irmãos Coen e Martin Scorsese, que também produz o filme. Depois de um prólogo que acontece na Etiópia em um campo de garimpo, o filme começa com uma cena de uma câmera invadindo um intestino através da colonoscopia, e termina com uma câmera invadindo um buraco de bala e entrando nas vísceras do morto.
Os irmãos Safdie fizeram um filme que mistura drama, policial, suspense e humor negro ambientada em 2012, e com uma trilha sonora que contém musicas eletrônicas, e os clássicos pop "I'll fly away"e "Rain", da Madonna.
O protagonista do filme é Howard (Sandler). Ele é um joalheiro trambiqueiro, cuja vida pessoal e profissional está a pior possível. Howard é viciado em jogos e está devendo para vários agiotas. Na sua vida pessoal, ele é casado mas também tem uma amante, Julia (Julia Fox, excelente), vendedora de sua joalheira e mais jovem que Dinah, sua esposa, interpretada por Idina Menzel ( a voz de Elsa em 'Frozen'). Howard recebe uma carga contrabandeada de um joalheiro da Etiópia, uma jóia avaliada em 1 milhão de dólares, que quer que ele a venda em um leilão. Mas Howard mostra a jóia para o jogador de basquete Kevin Garnett ( o próprio), que deseja usar a jóia na noite de uma importante partida. Howard acaba cedendo, mas no dia seguinte, Kevin não quer devolver a jóia. A partir desse momento, tudo passa a dar errado na vida de Howard, que vai se afundando mais e mais ate entrar em um beco sem saída.
Com uma trilha sonora estranhíssima, que não combina com as imagens, mas por isso mesmo curiosa e interessante, "Uncut gems" vai construindo uma atmosfera de tensão que cresce até um desfecho apoteótico. Não é um filme fácil de se assistir: é longo ( quase 140 minutos), lento para o Gênero policial, e principalmente, é todo gritado e caótico. Mas quem quiser assistir um drama visceral, com performances brilhantes de todo o elenco, um filme violento e pulsante com ares de filme de autor, não pode perder. Os irmãos Safdie são o que Hollywood tem de melhor no filme independente policial, herdeiros dos irmãos Coen e de Scorsese.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário