terça-feira, 24 de dezembro de 2019
Um lindo dia na vizinhança
"A beautiful day in the neighboorhood", de Marielle Heller (2019)
Não existe nenhum outro ator no mundo que pudesse interpretar o papel de Fred Rogers que não Tom Hanks. A persona de Hanks se confunde com os seus personagens, quase sempre atrelados ao altruísmo e bom mocismo. Fred Rodgers é um personagem que acaba adquirindo essa faceta que condensa todas as boas qualidades em Tom Hanks.
O filme é baseado na história real da amizade improvável entre Fred Rogers e o jornalista da revista Esquire, Tom Junod, que começou em 1998. No filme, Tom Junod se chama Lloyd Vogel (Matthew Rhys, da série "The americans").
Mas quem é Fred Rogers? eu mesmo não fazia idéia de quem era essa pessoa e pesquisei na Wikipedia. Fred comandou o programa "Mister Rogers' Neighborhood", de 1968 a 2001, perdendo em liderança apenas para "Vila Sésamo". No seu programa, dedicado a crianças, ele trazia personagens, bonecos e a ele próprio, em blocos educativos. Fred sempre foi conhecido pela sua bondade extrema e pela generosidade.
O jornalista Llloyd Vogel, um tipo arrogante e frio, é convocado por sua editora a fazer uma matéria em 1998 sobre Fred Rogers. Llloyd reluta, pois não dá o mínimo valor ao trabalho feito por Fred. À contragosto, aceita fazer a matéria, entrevistando Fred. Paralelo, Looyd passa por um problema familiar: seu pai, Jerry (chris Cooper, excelente) quer se reaproximar dele. Jerry abandonou Lloyd, sua irmã Lorraine e a mãe deles quando ela estava doente de cancer. Lloyd jamais perdoou o pai e reluta em vê-lo, mesmo diante da insistência de sua irmã, que já o perdoou, e de sua esposa, Andrea (Susan Kelechi Watson, de "This is us"), com quem tem um filho pequeno . Looyd é workhaholick e dedica pouco tempo aos entes queridos. Ao conhecer Fred, Lloyd vai duvidando da bondade daquela pessoa, achando que ela vive um personagem. Mas quando entende que a generosidade dele é real e que ele vive essa persona 100% do dia, Lloyd vai mudando sua postura sobre a vida e sobre as pessoas.
Filmado com extrema delicadeza pela mesma diretora do ótimo "Poderia me perdoar?", que por um acaso tem o mesmo tema do perdão, "Um lindo dia na vizinhança" é convite certo para muitas cenas que irão fazer a platéia se debulhar em lágrimas. O filme é o que tem de melhor no gênero "feel good movie", aquele tipo de filme que a gente ri, se emociona, chora e sai feliz do cinema. Tom Hanks está absolutamente soberbo e apaixonante, e não tem como a gente não se perguntar como pode existir uma pessoa assim como ele: tão bom ator, tão carismático e apaixonante. Um melodrama no melhor de seu significado, daqueles temas clássicos sobre reaproximação entre pais e filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário