quarta-feira, 25 de dezembro de 2019
Cats
Cats", de Tom Hooper (2019)
Como dizer para alguém que você adorou um dos filmes mais odiados pela crítica e público, e que se tornou uma das piores bilheterias recentes na história do cinema?
“Cats”, adaptação musical do grande sucesso da Broadway, que ficou mais de 30 anos em cartaz, composta pelo mago dos musicais Andrew Lloyd Webber, e que imortalizou a música “Memories”, provocou enorme frustração e desgosto nas plateias do mundo inteiro, principalmente por conta de sua controversa caracterização e direção de arte. Os “gatos humanizados” com efeitos especiais que lhe aplicaram pele, garras e maquiagem de felinos, mantiveram suas feições de seres humanos. Teve gente que achou pavoroso, outros ficaram com medo. A direção de arte reproduziu Londres em computação gráfica. Como sou apaixonado por musicais, amo o score da trilha original da peça e acho “Cats” divertido, desdenhei para esses comentários técnicos. Sério que alguém quer discutir direção de arte fake em um texto onde os gatos cantam e agem como humanos?
Todo o mundo que viu o musical sabe que ele se passa numa rua de Londres, na noite onde será eleito o gato que irá para o Paraíso e assim, poder retornar com uma nova vida. Para se candidatar, o gato deverá emocionar a plateia com uma música e também ser um Jellicle. O texto não faz muito sentido, mas é pretexto para exibir belos números musicais e uma excelente coreografia executada por Andy Blankenbuehler, o mesmo do Musical Harrington. A fotografia coube a Christopher Ross, o mesmo de “Yesterday”. O grande chamariz, no entanto, é o elenco All Star: Judi Dench, Ian Mckellen, Jennifer Hudson, Idris Elba, Taulor Swift, Rebel Wilson, James Corden, além de novatos como Francesca Hayward, atriz e bailarina no papel da protagonista Victoria, e Laurie Davidson, no papel do divertido Mr Mistoffelees. Alguns números musicais são antológicos, como , obviamente, “Memories”, com Jennifer Hudson arrebetando, o número de Ian Mckellen e o do Mr Mesfistofelles.
Se você não gosta de um filme 100% cantado, se não gosta de filme com gatos cantando, se não gosta de musical, e nem de “Cats”, se mantenha afastado do cinema aonde estiver sendo exibido o filme.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário