quinta-feira, 21 de abril de 2022

Perigo: Diabolik


 "Diabolik", de Mario Bava (1968)

Um dos maiores cults de filmes de ação do cinema, "Perigo: Diabolik" foi inspiração para muitos filmes que revisitaram os anos 60, copiando seu estilo narrativo, figurino, montagem, fotografia em technicolor, como a série "Austin Powers". O filme é uma adaptação filmada em 1968 pelo Mestre do cinema italiano Mario Bava, baseado nos famosos quadrinhos italianos criados pelas irmãs Angela e Luciana Giussani em 1962, e que rendeu mais de 800 quadrinhos, inaugurando o gênero "Furnetti", quadrinhos em formato de bolso com histórias policiais.

Para muitos críticos, o filme é a melhor adaptação já feita de quadrinhos. Além de MArio Bava, o filme tem no seu elenco e equipe outros grandes Mestres do cinema: a trilha sonora é de Ennio Morricone, e a música tema "Deep down" é uma verdadeira jóia; os astros Michel Piccoli, como o inspetor Gorki, que vai atrás do ladrão charmoso Diabolik (John Philip Law, protagonista com Jane Fonda de "Barbarella"); o super produtor DIno de Laurentiis, e a grande italiana Marisa Mell, atriz austríaca e dona de uma beleza espetacular, no papel de Eva, eterna parceria do crime e do amor de Diabolik.
A história é simples e certamente muito do filme Mario Bava deve à série de Batman, de onde pega emprestado toda a narrativa pop, e do filme de Hitchcock, 'Ladrão de casaca". Diabolik é um ladrão perseguido pela polícia e por vilões que querem roubar os tesouros que ele rouba. Diabolik conta com a ajuda de Eva.
O filme tem figurinos incríveis, grande referência do que se fazia de mais pop nos anos 60. Um filme divertido, delicioso, um clássico eterno que teve uma refilmagem em 2021, mas que não chegou aos pés de seu charme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário