domingo, 10 de abril de 2022

Anjos da noite


 "Anjos da noite", de Wilson Barros (1987)

Único filme dirigido pelo ex-professor de cinema da Eca USP, Wilson Barros faleceu aos 44 anos em 1992. "Anjos da noite" foi lançado em 1987 e se tornou um cult imediato, apelidado pela crítica como integrante do movimento "Neon paulista", um movimento de cinema paulistano que idolatrava a modernidade na narrativa. O filme ganhou mais de 11 prêmios em Brasília e Gramado em 1987, incluindo melhor filme e direção. A fotografia de José Roberto Eliezer, premiada, traz uma estética de favorece a noite de são Paulo, em meio a ruas escuras e também iluminadas por neons, o submundo e o underground captado em lentes apaixonantes.

O filme apresenta vários personagens que vivem na noite de são Paulo capital, transitando em universo da prostituição masculina, shows de drag queens, cafetinas, assassinos, diretores de teatro e atrizes que sonham com um lugar ao sol, além de uma atriz Diva vivida por Marília Pera. O filme traz um elenco premiado e estelar, um dos grandes motivos de se assistir ao filme.
O garoto de programa Ted (Guilherme Leme); Marta (a Diva Marília Pera); Jorge Tadeu (diretor de teatro, Antonio Fagundes); Lola (travesti, Chiquinho Brandão); o gângster Fofo (Cláudio Mamberti); Guto (namorado de Ted, Marco Nanini), Malu Maneca (cafetina, Zezé Motta) são alguns dos anjos da noite, figuras retratadas por Malu e que ele mantém em fitas Vhs gravadas. O filme é um excelente registro de uma época e uma das grandes obras nacionais dos anos 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário