terça-feira, 26 de abril de 2022

Aquele que sabe viver


 "Il sorpasso", de Dino Risi (1962)

O cineasta italiano DIno Risi dirigiu dezenas de filmes em sua carreira, tendo realizado diversas obras-primas do cinema, como "Perfume de mulher" e "Aquele que sabe viver".

Nesse premiado filme de 1962, Risi escala dois grandes astros do cinema, Vittorio Gassman e o francês Jean Louis Trintignant, para contar a história trágica e divertida de uma amizade incomum entre dois homens que se conhecem em uma manhã do feriado nacional italiano Ferragosto. Bruno (Gassman) é um homem que perambula com o seu potente carro Lancia Aurelia B24 pelas ruas de Roma, mas por conta do feriado,e stá tudo fechado. Ele quer cigarros e uma bebida, além de um telefone para ligar para uma das tantas jovens que ele paquera. Ele acaba encontrando uma pessoa em uma janela: é Roberto (Trintignant), um estudante de direito tímido que acaba emprestando seu telefone. Mas Bruno decide convidar Roberto para sair de carro com ele com destino até uma cidade distante. Roberto acaba sendo pressionado e vai. No caminho, eles encontram muitos personagens, e essa liberdade faz com que Roberto se abra para uma vida que ele jamais imaginaria viver intensamente em tão pouco tempo.
O final certamente e um dos mais imprevisíveis e tristes do cinema. O título original, Il sorpasso", significa "Ultrapassagem", que pode ser entendido de forma realista ou simbólica. Com uma bela fotografia em preto e branco, o filme é um dos grandes clssicos do cinema, com uma história que influenciou muitos filmes road movies, entre eles, 'Easy rider'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário