domingo, 10 de abril de 2022

A tristeza


 "The sadness", de Rob Jabbaz (2021)

Um dos mais violentos e repulsivos filmes dos últimos anos veio de Taiwan, e se chama em seu original "The sadness". O filme venceu prêmios em Festivais de cinema Fantástico, e traz algumas das cenas mais gore e bizarras da história do cinema, como a de uma garota que tem o olho arrancado por um cabo de um guarda-chuva e depois ...bom, só vendo, nem tenho como escrever aqui o que acontece com esse buraco do olho da pobre coitada.

O filme corajosamente foi rodado em 2020, já na pandemia da covid, e se aproveita para fazer um filme de terror usando o vírus e a pandemia com todos mascarados como pano de fundo para uma crítica social e política: "não usem o vírus como elemento político!", alguém diz em determinando momento. Coma sociedade convivendo com um vírus e usando máscaras, o governo diz que já podem se desfazer delas e que o vírus já amenizou. Mas as pessoas contaminadas acabam se tornando selvagens, matando estuprando e tendo o desejo de provocar o mal aos outros. Nesse meio de campo de massacre, um jovem casal, Kat ( Regina ) e Jim ( Berant Zhu ), procura se reencontrar. Exibido inclusive no prestigiado Festival de Locarno, o filme é muito muito muito violento, e entre as cenas mais memoráveis, existe uma em um vagão de metrô onde uma chacina sem precedentes acontece.
Espantosamente, o filme é a estréia do roteirista e cineasta canadense e radicado em Taiwan Rob Jabbaz, que teve muita coragem e nenhum pudor em criar cenas horripilantes, grotescas, misóginas, com personagens desfilando todo o tipo de xingamentos e insultos. Se certifique de que ninguém de sua família esteja próximo ao assistir ao filme, você ficará muito sem graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário