sábado, 30 de abril de 2022

Abercrombie & Fitch - Ascenção e queda


"White hot- Abercrombie an Ficth- Rise and fall", de Alison Klayman (2022)

Curioso documentário que tem como tema a famosa rede de roupas "Abercrombie and Ficth, que por muitas décadas foi a marca preferida da comunidade gay e de jovens descolados. Cara, a marca era uma mistura, segundo um dos ex-funcionários da empresa, entre a sensualidade e erotismo de uma Calvin Klein com o estilo informal mas estiloso de uma Tommy Hilfigger. Criada em 1892, a marca era uma mistura entre venda de roupas, livros e equipamentos. No início dos anos 90, o CEO Mike Jeffries reinventou a marca e bem rápido ela se tornou uma febre, se tornando a queridinha entre jovens americanos. Longas filas se formavam em frente a suas lojas, onde haviam dois rapazes semi-nus recebendo a clientela. Mike se tornou milionário com uma nova proposta para a marca e nos anos 2000 passou a sentir o impacto de sua política excludente de funcionários e de atendimento a clientes. Segundo Mike, existem numa universidade 2 tipos de pessoas: as populares e as não populares, e ele deixou claro que a marca só interessava aos populares e que ele assumia ser excludente. Os funcionários tinham que ser bonitos e brancos, corpos definidos. Os asiáticos e negros ficavam nos fundos ou no estoque, longe do público. Um protesto asiático contra uma linha de t shirts que faziam racismo asiático viralizou, assim como uma entrevista de Mike assumindo a exclusão. Para piorar a situação da empresa, o mega fotógrafo Bruce Weber que inventou o estilo das campanhas da Abercrombie, foi acusado por centenas de modelos masculinos de assédio sexual. Em 2013, Mike pediu demissão e a partir dai, a marca já tem uma política de diversidade e inclusão para funcionários.
 

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