segunda-feira, 11 de abril de 2022

Louca obsessão


 "Misery", de Rob Reiner (1990)

Um clássico do cinema de terror de 1990, adaptada com fidelidade do livro escrito por Stephen King, 'Misery". O filme foi a única adaptação do autor para o cinema que rendeu um Oscar, no caso, para Kathy Bates, pela sua performance irrepreensível da enfermeira psicopata Annie Wilkes, e a primeira vez que uma atriz ganha o prêmio em um filme de terror.

Paul Sheldon (James Caan) é um famoso escritor de best seller com uma protagonista chamada Misery. Decidido a dar um fim à personagem, Paul decide se isolar em uma cabana na região montanhosa e gelada de Soul Creek. Mas ele sofre um acidente de carro e é encontrado por Annie Wilkes (Kathy Bates), sua fã número 1 e que também é enfermeira. Ela o leva para sua casa e cuida dos seus ferimentos nas pernas que o impedem de caminhar. Os dois começam uma amizade mas quando Annie descobre que em seu novo livro ele mata a personagem principal, ela enlouquece e o obriga a escrever um novo romance para Misery.
Rob Reiner veio de uma leva impressionante de filmes que se tornaram cults e sucesso de crítica: "This is spinal tap", 'A princesa prometida", 'Harry e Sally feitos um para o outro"e "Conta comigo". Em sua primeira experiência com terror , e já tendo adaptado uma obra de Stephen King (Conta comigo), Reiner assistiu a todos os filmes de Hitchcock para estudar a narrativa e a decupagem de filmes de suspense. Mas o filme certamente não se tornaria famoso não fosse as atuações brilhantes de James Caan e Kathy Bates, repletos de camadas. bates varia entre a angelical e a assassina em questão de segundos, e está espetacular. Richard Farnsworth como o xerife Buster e Frances Sternhagen como sua esposa Virginia também estão ótimos. Lauren Bacall faz uma participação como a agente literária Marcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário