terça-feira, 23 de novembro de 2021

Spencer


"Spencer", de Pablo Larrain (2021)
Aclamado drama dirigido pelo chileno Pablo Larraín, concorreu em diversos Festivais, incluindo Veneza, de onde Kristen Stewart saiu como uma das grandes performances femininas dos últimos anos.
O filme é um relato ficcional sobre a decisão da Princesa Diana de se separar do Príncipe Charles, intensificada após rumores do relacionamento dele com Camilla Parker Bowles. O filme se passa em 3 dias: na véspera do Natal, Natal e dia seguinte, em dezembro de 1991. Sentindo-se sufocada pela tradição machista e conservadora dos costumes da realeza, pressionada pela Rainha Elisabeth e por todos os súditos, Diana busca refúgio no libro sobre Ana Bolena, que em seus delírios, a ajuda a sair dos desejos suicidas.
Curioso que um filme que detalhe tão impressionantemente bem as tradições da realeza inglesa tenha sido dirigida por um chileno, e que a performance de Kristen Stewart, uma atriz americana, tenha sido ovacionada pelos próprios súditos que trabalharam com Diana, surpreendidos com o rigor dos detalhes de Kristen.
Assim como "Jackie", Larraín apresenta um drama intimista sobre uma mulher comum inserida em um contexto fora do seu mundo, e que se sente sufocada e pressionada pelas tradições rígidas de hábitos e costumes. O desejo de voltar a ser aluém do povo, anônima, é muito bem apresentada no filme, com uma cena final emocionante. A fotografia de Claire Mathon e a trilha sonora de Jonnhy Grenwood são perfeccionistas e sublimes. O trabalho do movimento de câmera é um show à parte.
O título é o sobrenome de solteira de Diana, e o filme tem um elenco muito foda, que vai de Sally Hawkins a Timothy Spall, o melhor do elenco inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário