segunda-feira, 8 de novembro de 2021

A noite do fogo


"Noche de fuego", de Tatiana Huezo (2021)
Premiado drama de ficção de estréia da documentarista mexicana Tatiana Huezo, "Noite de fogo" recebeu importantes prêmios em Festivas importantes, como Cannes e San Sebastian. Trágico e cruel, um alerta contra a violência dos cartéis e do tráfico de jovens meninas em regiões pobres do país. Segundo estatísticas, por ano 80 mil meninas desaparecem, retiradas de seus lares, para serem vendidas no tráfico ou para trabalharem nos cartéis.
Nas montanhas de Sierra Madre, moram as amigas Ana, Maria e Paula, de 8 anos. Suas mães cortam seus cabelos para que elas aparentem ser masculinas. Mas com o passar dos anos,s e torna impossível esconder a mudança dos corpos. Os cartéis obrigam os moradores a trabalharem nos campos de papoulas para retirar material para fabricação de heroína. Rita, a mãe de Ana, quer mandá-la para morar com seu pai, mas ela se recusa.
Indicado pelo México à vaga ao Oscar de filme estrangeiro 2022, "Noite de fogo" tem um elenco todo de não atores, e performances comoventes. É um filme triste, aterrorizante e bastante destruidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário