terça-feira, 23 de novembro de 2021

A crônica francesa


"The french dispatch", de Wes Anderson (2021)
Concorrendo no Festival de Cannes, o 10o filme de Wes Anderson, um dos cineastas mais aclamados e apreciados pela comunidade cinéfila, é uma antologia de episódios que homenageia o jornalismo impresso. Uma clara referência à mítica revista "The New Yorker", Anderson cria a revista americana "Crônica francesa", editada na cidade francesa de Ennui sur blasé. É lá que o editor chefe Artur (Bill Murray) morre e deixa claro o legado da revista: no dia de sua morte, deverá sair apenas mais uma edição da revista e depois, o sue fechamento. Os editores decidem republicar 3 crônicas. A partir daí, o filme se divide em 4 histórias: um prólogo com Owen Wilson apresentando cidade e a revista. O 1o ep é com Benicio del Toro interpretando um preso que usa a policial Lea Seydoux como modelo de suas pinturas, vendidas a preço de ouro no mercado. O 2o ep é com Frances Macdormand interpretando a jornalista que se envolve com o jovem estudante de Timotheé Chalamet, que faz parte de um movimento estudantil. O 3o ep é com Jeffrey Wright que faz um jornalista que cobre matérias sobre arte.
Logo no início, Anderson deixa clara a sua homenagem ao cinema de Jacques Tati, com o plano geral reproduzindo a subida das escadas. Aqui, Anderson explora ao máximo todo o seu olhar esteta e estilizado, trazendo inclusive uma sequência toda e animação. O elenco traz todo o seu catálogo de atores:
Bill Murray, Owen Wilson, Timotheé Chalamet, Elisabeth Moss, Tilda Swinton, Benicio del Toro, Adrien Brody, Lea Sydoux, Frances Macdormand, Matieu Amalric, Jeffrey Wright, Christoph Waltz, Willen Dafoe, Edward Norton, Saoirse Rosnan, Jason Schawartzman, Angelica Houston. Fora isso, filma em cores e preto e branco, falado em inglês e francês. O filme é lindo, uma verdadeira obra de arte Mas esses excessos também trazem um certo cansaço, talvez por conta de suas histórias sem muita força, ou pela falta de unidade entre elas. Confesso que é o filme que menos gostei de sua filmografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário