sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Não é o homossexual brasileiro que é perverso, mas a situação em que ele vive


"Não é o homossexual brasileiro que é perverso, mas a situação em que ele vive", de Eduardo Mamede e Paulo Menezes (2020)
Hilário curta LGBTQIAP+ brasileiro, totalmente rodado em Berlin durante a pandemia. O filme pega dois filmes clássicos queers como referências: o documentário de Rosa Von Praunheim, "Não é o homossexual que é perverso, mas a situação em que ele vive", e "Um estranho no lago", de Alain Guiraudie.
Dois amigos queers brasileiros, Eduardo Mamede e Paulo Menezes (os próprios cineastas) passam uma tarde em um lago de pegação e ficam totalmente nús. Eles falam sobe o corpo, gordofobia, migração, xenofobia, os hábitos culturais dos alemães, como não tomar banho, relacionamentos, desemprego, colonialismo, sexo e o fim do cinema brasileiro.
O filme foi rodado com celular e todo dublado, uma forma de fazer crítica à falta de subsídios do governo brasileiro ao cinema, principalmente aos de temática queer. Impossível não gargalhar com a espontaneidade com que os cineastas e atores se expõe na tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário