segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Madalena


 "Madalena", de Madiano Marcheti (2021)


Concorrendo em importantes Festivais, como Rotterdan e San Sebastian, o brasileiro "Madalena" foi co-escrito e dirigido por Madiano Marcheti. O filme é um alerta sobre o assassinato de transexuais no Brasil um dos países que mais mata a comunidade Lgbt.

O filme se passa no Mato Grosso, estado aonde nasceu o cineasta. Na área rural, vemos uma plantação de soja. Vemos também a bizarra e trágica mistura de avestruzes, enormes colheitadeiras, caminhões, crianças jogando futebol, plantação de soja e uma mulher trans mota, jogada na plantação. Ela é Madalena. O filme acompanha 3 personagens, direta ou indiretamente relacionado à história de Madalena. Uma amiga que trabalha como host em uma balada; um jovem filho de latifundiário que encontra o corpo e se desespera; e um grupo de amigas travestis de Madalena, que curtem uma tarde tomando banho de rio.
Com boa direção de Madiano Marcheti, muitas vezes a sua narrativa me lembra o cinema do tailandês Apitchapong principalmente nas patéticas cenas de aulas de dança e video-clip em planos gerais, situações típicas do cineasta asiático.Rafael de Bona, ator de "45 dias sem você" está ótimo, e a fotografia também é um grande destaque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário