domingo, 14 de novembro de 2021

One child nation


"One child nation", de Nanfu Wang e Jialing Zhang (2019)
Excelente documentário que explora a fundo o tema da Política do filho único implantado na China em 1979, durante o governo de Mao Tse Tung, O governo alegava que se a população tivesse mais de dois filhos, não teria comida para alimentar e todos morreriam de fome pelo colapso. O governo espalhou por todo o País propagandas nacionalistas pregando a felicidade das famílias que tiverem apenas um filho. Caso contrário, as famílias perderiam privilégios de educação e saúde e teriam que pagar multas, além de serem xingados pelos vizinhos. Mulheres eram obrigadas a abortar por agentes de esterilização, muitas crianças aforam abandonadas e morreram e outras foram clandestinamente vendidas.
O filme foi dirigido por Nanfu Wang, que nasceu durante a política do filho único e agora morando nos Estados Unidos e tendo seu primeiro filho, rememora as lembranças de sua vida na China. Ela decide retornar à região rural de onde nasceu, junto de seu bebê, e entrevistar sua mãe seu avô, o agente da vila, mulheres que trabalharam como agentes de esterilização e sobreviventes da cruel política. Um agente diz que mandava derrubar casas. Uma ex-agente se arrepende das centenas de abortos que fez e hoje em dia ajuda casais a terem filhos. A mãe de Nanfu fala da importância da política na época e diz pra filha não fazer críticas.
Nanfu diz que sua mãe, assim como a maioria da população defendem a política por conta do excesso de propaganda que dizia que o país definharia. A política acabou em 2015, e hoje em dia, as famílias podem ter quantos filhos quiserem.
A conclusão final de Nanfu: Valeu a pena sacrificar milhares de fetos, bebês mortos, abandonados, grávidas abortadas à força em prol da política?

Nenhum comentário:

Postar um comentário