segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Pedregulhos

“Koozanghal”, de P.S. Vinothraj (2020)
Filme indicado pela Índia a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2022, “Pedregulhos” é um drama antropológico fascinante. Uma história simples mas embalada com imagens e situações pitorescas e comoventes de uma região extremamente pobre e árida do país, Tamil Nadu.
Ali, mora Velu, um menino de 8 anos, e a família de sua mãe. Enquanto estuda na escola, o pai de Velu, Ganapathy, um homem bronco e bêbado, pergunta pro filho: “Você gosta mais de sua mãe ou seu pai?”. Sem esperar uma resposta, o hmem obriga o menino a segui-lo. Ele quer que a mãe do menino, de quem é separado, vá procurá-lo, mas diante da indiferença dele, ele decide ir matá-la.
Premiado no prestigiado Festival de Rotterdan, “Pedregulhos” possui vários sketches que ilustram a pobreza do loca: mulheres caçando ratos para comer no deserto ( uma cena chocante), e um dos finais maus melancólicos e fortes dos últimos anos: uma fila de mulheres no deserto aguardando a vez para encher seus baldes em uma fonte mínima de água barrenta. Trabalho extraordinário dos não atores que interpretam pai e filho, transitando em emoções praticamente sem diálogos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário