segunda-feira, 15 de novembro de 2021

A teoria dos vidros quebrados


"La teoria de los vidrios rotos", de Diego Fernandez (2021)
Divertida e simpática comédia ácida uruguaia, que competiu no Festival de Gramado 2021. O filme tem o olhar patético e sui generis de filmes de Aki Kaurismaki e Wes Anderson, dentro de uma linha de cinema independente e baixo orçamento. O elenco traz atores jovens e veteranos, como Cesar Troncoso e Roberto Birindelli, e Marton Spalik, como o impagável Claudio, agente de uma companhia de seguros de automóveis.
Claudio é convocado por seu chefe para ir até a pequena cidade de Santa Marta investigar o incêndio em uns automóveis. Ao chegar na cidade, Claudio testemunha a bizarrice dos moradores do local, e a cada dia, mais um automóvel é incendiado. Pressionado pelos donos dos autos que querem o seguro e a sua esposa grávida que quer que ele volte para casa, Claudio decide investigar os incêndios por conta própria.
Com um ótimo elenco e um roteiro delicioso, "A teoria dos videos quebrados" busca um olhar carismático para seus personagens e na linguagem, traz uma narrativa de filmes dos anos 80 da América Latina, com decupagem simples. Vale assistir para se conhecer a ainda escassa filmografia uruguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário