terça-feira, 30 de novembro de 2021
Juventude silenciosa
Famintos
5 minutos
Armários mantêm garotos suburbanos em casa
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Prata
“Prata”, de Lucas Melo (2020) Premiado em importantes festivais brasileiros, como o @curtacinema e o @festivaldecinemadevitoria , “Prata” é o filme de realização do ex-aluno da AIC Lucas Melo, realizado em conjunto com a sua produtora Lanterna filmes, que tem em sociedade com outros ex-alunos. O filme fala sobre memória, sonhos e principalmente sobre uma geração que precisa se apegar à uma fuga imaginária e fantástica ( o próprio Lucas se rendeu à magia do cinema). 5 amigos, moradores do bairro de Prata, em Nova Iguaçu, vivem sua rotina de desemprego, sonhos, família, amizade. Com um olhar documental de quem conhece cada espaço geográfico apresentado no filme, Lucas mescla ficção e documentário com muita poesia e atmosfera lúdica. Uma bela fotografia e uma edição que dá voz ao tempo cinematográfico, um filme de observação, que me fez lembrar de Spike Lee e o seu seminal “Faça a coisa certa”. Um start brilhante ao mundo do audiovisual. Parabéns ao elenco de não atores e ao amor pelo cinema puro e romântico.
Gato selvagem
Reação em cadeia
domingo, 28 de novembro de 2021
Casa Gucci
"House of Gucci", de Ridley Scott (2021)
Mais alto do que palavras
Baile de formatura
"Matura", de Gvozden Ilic (2020)
Premiado drama LGBTQIAP+ sérvio, retrata a juventude sérvia e suas questões reprimidas sobre sexualidade. Três adolescentes, dois rapazes e uma garota, Ognemjen, Lukas e Nadja, são melhores amigos. Os três se preparam para o baile de formatura da escola, mas na última hora, decidem ir para o apartamento de um deles para beberem. Durante a bebedeira , Nadja propõe o jogo de verdade ou consequência. O que se segue, são revelações acerca de sexualidade, desejos reprimidos, filmados com muito erotismo e sensualidade, elegante e de muito bom gosto, com performances naturalistas dos jovens atores, todos excelentes.
Deserto particular
"Deserto particular", de Aly Muritiba (2021)
Junte "Traídos pelo desejo, de Neil Jordan, e "Céu de Suely", e teremos "Deserto particular". No filme de Jordn, um soldado do IRA se apaixona por uma mulher em uma boite e depois descobre que ela é ele, e após um momento de intensa homofobia, volta atrás e se mostra apaixonado. Zezita Matos, Flavio Bauraqui e o desejo de sair da cidade, pegando um ônibus que segue estrada, vêm de "Céu de Suely". Mas "Deserto particular" tem um tempero próprio, que vem da espetacular fotografia de Luis Armando Arteaga, fotógrafo colombiano e que fotografou grande sobras da América Latina. André Saboia, como o policial Daniel que sai de Curitiba até Sobradinho na Bahia em busca de sua amada virtual, é talentoso e já foi comprovado em "Bacurau". Mas os louros são praticamente todos para essa força da natureza que é Pedro Fasanaro, nos papéis duplos de Robson e Sara. No elenco de apoio, além dos citados, o reforço mega luxuoso de Tomas Aquino e Laila Garrin. Um filme que se permite incluir "Total eclipse of the heart"para embalar o romance do casal, sinceramente não tem medo de ser brega ao falar de amor. E viva o amor!
sábado, 27 de novembro de 2021
Identidade
O jantar
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Vagabunda de meia tijela
Os humanos
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
À vista de todos
Ferida
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Light
Fuga de Mogadiscio
terça-feira, 23 de novembro de 2021
Poente
Dois e vinte e três
"Dos veintitres", de David Mora (2018)
Escrito, dirigido e interpretado pelo cineasta espanhol David Mora, "Dois e vinte e três" consiste em um ótimo monólogo sobre uma fantasia erótica que um homem hetero possui sobre um homem que ele conheceu uma noite na balada. A cena toda acontece à beira de uma piscina, um filme barato, simples, com um ótimo ator e um texto convidativo para os desejos eróticos de um homem. Um plot twist no último minuto, e o desejo do filme continuar. O filme foi exibido em dezenas de Festivais de gênero e diversidade, e é uma pequena aula sobre concisão no formato curta quando se tem pouca ou nenhuma grana, mas criatividade, um bom ator e um bom texto.
Service boy
Venom- Tempo de carnificina
Spencer
A crônica francesa
Ghostbusters- Muito além
segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Pedregulhos
Benedetta
"Benedetta”, de Paul Verhoeven. (2021)
Drama histórico LGBTQIAP+ dirigido pelo mestre Paul Verhoeven, um dos realizadores mais ecléticos do cinema, e que concorreu na competição oficial do Festival de Cannes 2021. O filme é baseado na história real da freira Benedetta Carlini (Virginie Efira) , nascida em Pescia, Itália. Desde criança ela foi entregue ao convento das freiras sob o comando da rigorosa madre Felicita (Charlotte Rampling). Um dia, uma jovem, fugida de seu pai surge no convento e pede asilo: Bartolomea (Daphne Patakia). Bartolomea não tem vocação para freira, e acaba seduzindo Benedetta, se tornando amantes, naquele que é considerado o primeiro romance lésbico do Século XVII da igreja. Mas BEnedetta acredita ter visões de Cristo, e acredita que a sua missão é se tornar Santa e fazer milagres.
domingo, 21 de novembro de 2021
Um crime em comum
Tick tick..Boom!
Garota da moto
sábado, 20 de novembro de 2021
Dezesseis primaveras
Galeria Futuro
sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Hortelã
Noite passada no Soho