terça-feira, 6 de janeiro de 2026
The sixth robber
"Yun Chao Da Jie An", de Huo Suiqiang (2025)
Um espetacular filme de ação chinês, com muitas cenas de cair o queixo e um roteiro que deixa o espectador atento a diversas viradas na trama, com dois protagonistas em embate de gato e rato o tempo todo, além de um dos personagens ser construído de forma a elogiar muiuto o trabalho de ator, pela dubiedade do caráter. Esse filme merecia uma visibilidade maior, ou ganhar um remake, que certamente faria muito sucesso.
O filme é ambientado nos anos 90, antes de entrar em vigor uma lei do governo chin6es proibindo o uso de armas de fogo por civis e policiais. "A proibição de civis portarem armas de fogo na China deve-se a uma política de Estado rigorosa que visa, principalmente, preservar a segurança pública e a ordem social, além de garantir o monopólio do uso da força pelo Partido Comunista Chinês. 1994".
Xiaobao e Wu Shengli são melhores amigos desde a infância. Já crescidos, eles se mudaram para a cidade grande. Xiaobao é especialista em fabricaçãp de bombas e armamentos. Wu Shengli é expert em manuseio de uma machadinha, que ele usa para matar qualquer um que se coloca em seu caminho. Eles participam de um assalto a um carro forte, junto de outros 4 bandidos. O assalto é bem sucedido, mas a ganância na hora de dividir o dinheiro faz com que um dos integrantes mate a todos, menos Xiaobao, que consegue fugir, e Shangli, que fica ferido, mas sobrevive. Os capitães da polícia, Jian Zitai e Zhao Guoli estão encarregados do caso. Seis anos depois, Shengli, que estava preso, é solto. Os capitães acreditam que existe um 6o assaltante, mas não conseguem identificá-lo. Xiaobao agora é dono de uma loja que vende dvds piratas e namora uma jovem, que ele descobre, ser filha do capitão Zhao Guoli, que reprova o namoro. Sem dinheiro e humilhado pelo capitão, que não quer que a filha se case com um homem sem posses, Xiaobao aceita o pedido de Shengli de retornarem a um assalto.
Tudo no filme funciona muito bem, incluindo os exageros nas cenas de ação e a cena final, em um barco. Os atores são ótimos, e o espectador fica torcendo pelos capitães, representados por excelentes atores, em cenas de luta vibrantes. O filme tem uma sequência inteora que homenageia o clássico "Velocidade máxima", com um ônibus desgovernado em cena.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário