segunda-feira, 19 de janeiro de 2026
Os amantes do rio
"Suzhou River", de Ye Lou (2000)
escrito e dirigido pelo cineasta chinês Ye Lou, "Os amantes do rio" é um romance policial noir, com direito a narrador e cenas com chuva, além d aineviável femme fatale. O roteiro traz referências à "Um corpo que cai", de Hitchcock, com uma personagem que morre e retorna como uma outra mulher, para espanto do protagonista. O diretor Ye Lou foi proibido pelo governo chinês de fazer filmes por dois anos por ter realizado o filme sem a devida autorização.
Mardar é um entregador que faz trabalhos para quem o contrata. Mardar tem uma namorada que planeja o sequestro da filha de um contrabandista de bebidas. A jovem Moudan, tem 16 anos. Mardar se aproxima da jovem que imediatamente se apaixona por ele. Mardar também sente afeição por ela. Quanda a jovem descobre o plano de sequestro, ela se frustra e se joga do rio Suzhou, em Shanghai, desaparecendo. Mardar é preso e três anos depois, sai da prisão. Ao frequentar um bar, Taberna feliz, ele encontra uma dançarina, Meimei, exatamente igual à Moudan, e fica facsinado por ela. ele acredita que está tendo uma 2a chance em sua vida.
O filme é belamente fotografado e tem uma narrativa que lembra os filmes de Wong Kar Wai dos anos 90, com câmera trêmula e granulação na imagem. É uma história de amor e crime, com um desfecho que me deixou confuso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário