sábado, 17 de janeiro de 2026
Carne de tu carne
"Carne de tu carne", de Carlos Mayolo (1983)
Uma das cenas mais brutais que vi contra um animal, está nesse filme: um senhor de terra pega um rifle e atira na cabeça de um peru vivo. A cabeça explode e se espatifica em pedaços.
Cult do terror colombiano, "Carne de tu carne" é um dos expoentes máximos do movimento do sub-gênero de terror que surgiu na América latina, o "gótico tropical: "O Gótico Tropical é um subgênero cinematográfico e estético, surgido na Colômbia no final dos anos 1970 e início dos anos 1980, que reapropria os elementos do gótico europeu (mansões, monstros, terror) adaptando-os ao contexto caribenho, tropical e colonial da América Latina. Este movimento artístico, criado principalmente por cineastas conhecidos como "Caliwood" — com destaque para Carlos Mayolo e Luis Ospina —, utiliza o clima quente, a paisagem exuberante e a história social do país para explorar o "horror" não no frio, mas no calor úmido, misturando terror, sátira e denúncia social."
Vendo o filme, imediatamente comparei com o cult de terror de Pablo Larrain, "O conde", de 2023. Ambos os filmes se apropriam do contexto histórico real para fazerem uma metáfora e alegoria política e social. A disputa de classes, a burgesia X homens do povo, a aristocracia se alimentando do camponês. Em "O conde", o vampiro suga o sangue da classe operária. Em "Carne de tu carne", dois irmãos zumbis se tornam canibais e se alimentam dos camponeses.
Em 1956, sob a ditadura do General Gustavo Roja Pinilla, uma família de alta sociedade, moradora de Cali, se une após a morte da matriarca. Os trabalhadores rurais são tratados com violência pelos patrões. A adolescente Margareth (Adriana Herrán) e seu meio-irmão Andrés (David Guerrero) vão à casa de fazenda onde vive o tio Luis (Santiago García). Os irmãos se tornam amantes, e esse ato incestuoso provoca a fúria de seus antepassados, os transformando em zumbis canibais. O filme é dedicado a George Romero e Roman Polansky. É um filme amador e artesanal, com muitos problemas técnicos. Mas a ousadia de seu diretor em fazer um filme denúncia em formato de terror é louvável.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário