segunda-feira, 11 de julho de 2022

O uivo das romãs


"When pomegranates howl", de Granaz Moussavi (2020)
Contundente e trágico drama co-produzido por Austrália e Holanda e totalmente rodado em Cabul, capital do Afeganistão. O filme parte da história real de dois meninos afegãos que foram mortos por helicóptero da Otan, caso que chamou atenção no mundo.
Hewad (Arafat Faiz, não ator e impressionante) é um menino de 9 anos que, após a morte do pai, ajuda no sustento da família vendendo mercadorias nas ruas de Cabul. Ele também enfrenta o desafio do casamento forçado entre sua mãe e seu tio. O garoto sonha em escapar desse cenário de pobreza e guerra tornando-se um ator rico e famoso, cuidando da mãe e comprando uma casa para os familiares. Um fotojornalista australiano faz amizade com Hewad e começa a documentar sua vida para retratar uma imagem empática das crianças desta sociedade devastada pela guerra. Inspirado por isso, Hewad começa a recrutar seus amigos para ajudá-lo a criar um filme de ação imaginário ao estilo hollywoodiano.
Misturando ficção e linguagem documental, o filme traduz a atmosfera de guerra e de desolação em um país onde a qualquer momento, uma bomba pode explodir. O mais pungente é que o filme foi rodado em Cabul, com pessoas reais, e ver a tristeza e principalmente, crianças que têm suas vidas minadas ou mesmo a inocência destruída em idade tão tenra, é de dor o coração.
O filme foi indicado pelas Austrália a uma vaga ao Oscar de filme estrangeiro em 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário