quarta-feira, 20 de julho de 2022

As fitas pornôs do meu pai morto


 "My dead dad's porno tapes", de Charlie Tyrrel (2018)

Excelente curta canadense, vencedor do melhor filme do SXSW, concorrendo em Sundance e vencedor de diversos prêmios em importantes Festivais. Foi considerado pela Academia de cinema canadense como um dos 10 melhores filmes de 2018, sendo inclusive indicado ao Oscar de curta.

Misturando áudios, fotos, super 8, VHS, animação, stop motion e narração, o roteirista e cineasta Charlie Tyrell, de forma bastante criativa, apresenta ao espectador quem foi seu pai, uma figura abusiva que ele mesmo desconheceu a fundo, e assim, entender os motivos de tanta animosidade e distanciamento entre o pai e a família. Vasculhando os pertences do pai, Charlie encontrou dezenas de fitas VHS pornôs, e assim, parte para uma divertida, dramática e comovente constatação e entendimento.
Charlie descobriu que talvez um dos motivos da agressividade do pai, fossem os maus tratos que a sua avó fazia contra sue pai. E ela, por sua vez, ter sofrido violência doméstica de sue pai, que a ameaçou com faca e cortou a mão dela. Uma história de violência que percorreu gerações. Um filme muito criativo, instigante e revelador sobre o que se esconde entre 4 paredes e uma família aparentemente normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário