sábado, 30 de julho de 2022

Animais


 "Animals", de Nabil Ben Yadir (2021)

Com 40 minutos de espancamento ininterruptos de 4 homofóbicos contra um jovem gay, "Animais" é um dos filmes mais cruéis que já assisti. O filme é inspirado em uma história real: o assassinato de Ihsane Jarfi, considerado o primeiro assassinato homofóbico na Bélgica.

"Animais" é um premiado drama belga dividido em 3 atos: o filme se passa na noite do assassinato de Brahim. No 1o ato, é a noite do aniversário da mãe dele, onde ele pretende anunciar a toda a família e amigos que é homossexual. Mas seu irmão, o único que sabe o proíbe e Brahim sai da festa. No 2o ato, Brahim vai até um bar gay e na saída, pega carona com 4 rapazes, que se revelam homofóbicos e o espancam em um terreno baldio até à morte. No 3o ato, na manhã seguinte, acompanhamos um dos assassinos e entendemos a violência doméstica que ele sofre em casa.
Souflane Chilah, no papel de Brahim, é extraordinário em sua força e sua dor. As cenas em que é espancado é de uma verdade e brutalidade que fico pensando na preparação do filme e no seu envolvimento com os outros 4 atores, também excelentes. A narrativa do filme me remeteu ao premiado "Kinatay", de Brillante Mendoza, que também se passa em uma noite, mostrando o sequestro e assassinato de uma prostituta em tempo real, e a manhã seguinte de uma das testemunhas do crime.
É impossível indicar esse filme a alguém, dada a sua violência e crueza. Mas é um primor na direção, montagem, fotografia, roteiro e principalmente, atuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário