domingo, 1 de agosto de 2021

Bulbul pode cantar


"Bulbul can sing", de Rima Das (2018)
Um caso excepcional de uma Cineasta indiana que praticamente exerceu todas as funções em seu premiado drama: escreveu, dirigiu, produziu, fotografo e editou. Rama Das participou de dezenas de importantes festivais, e ganhou mais de 10 prêmios, entre eles, um especial em Berlim.
O filme é uma trágica história de adolescentes que moram em um vilarejo no interior da Índia, governado por moradores conservadores diante de uma sociedade patriarcal. Bulbul (que significa rouxinol) reflete o desejo de seu pai religioso de que sua filha se torne cantora. Mas ela tem voz fina e sua professora da escola não se mostra satisfeita. Bulbul tem dois amigos: a jovem Bonnie e o gay Sumu. Quando Bulbul e Bonnie saem para passear com dois rapazes da escola, vão até um local isolado, mas são flagrados e apanham muito, pois é proibido ter qualquer tipo de relacionamento antes de se casar. A escola expulsa as meninas e os pais ficam envergonhados.
O filme é lindo, dirigido com um olhar documental, quase um filme antropológico. O elenco é todo formado por não-atores. É um filme com ritmo bastante lento, mas é cruel ao mostrar a cena onde os jovens apanham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário