"Annette", de Leos Carax (2021)
Vencedor da Palma de ouro de melhor direção e de melhor trilha sonora no Festival de Cannes 2021, "Annette" é um musical dramático repleto de alegorias, dirigido pelo cineasta Leos Carax, que há 9 anos não lançava um filme (seu último foi "Holly motors").
O filme é uma fantasia que mistura drama, romance, realismo fantástico em um filme totalmente cantado, no estilo Jacques Demy. Não existem falas que não sejam cantadas.
A história é sobre o amor entre Henry e Ann: O comediante de stand up Henry McHenry ( Adam Driver ) declara publicamente seu noivado com a mundialmente famosa soprano Ann Desfranoux (Marion Cotillard ). Pouco depois, Ann dá à luz sua filha Annette, retratada por uma marionete de madeira. O casamento se torna difícil com Henry tendo que cuidar de Annette enquanto sua esposa está viajando devido à sua carreira em ascensão.
O filme é uma crítica feroz à exposição na mídia e à paternidade, com ecos de "Nasce uma estrela", onde uma das partes digere mal o estrelato da parceira. O filme, como em qualquer filme de Leos Carax, prima pela estranheza: a filha Annette é representada por uma boneca de madeira, tipo Pinóquio. Tudo é estiloso no filme: os enquadramentos, a fotografia, a direção de arte. É um filme muito longo, com 140 minutos de duração. Eu su apaixonado por musicas, mas confesso que fiquei dividido aqui, não me senti seduzido. O que de fato é primoroso, é o brilhante plano-sequência inicial, de cair o queixo. Essa cena sim mereceu a Palma de Cannes de direção. Adam Driver e Marion Cottilard são dois grandes atores, e certamente muito do charme do filme se deve aao carisma de ambos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário