domingo, 13 de dezembro de 2020

O som do silêncio


"Sound of metal", de Darius Marder (2019)
Longa ficção de estréia do documentarista Darius Marder, que também co-escreveu o roteiro, "O som do silêncio" recebeu diversos prêmios e é um dos favoritos ao Oscar de filme e ator. para o trabalho excepcional de Riz Ahmed, que roubou a cena no suspense "O abutre", com Jake Gylenhall. Olivia Cooke também está ótima, interpretando a namorada Lou, e Mathieu Almeric interpreta o pai dela.
Riz interpreta Ruben, um baterista de um grupo de Heavy Metal, que há tempos tem problemas de perda de audição, agravada pelo uso de drogas. Ruben não comunica nada ao grupo, com medo de prejudicar o grupo, mas quando a situação se torna insustentável, ele confidencia à Lou, que decide terminar com o tour da banda.A operação para aplicação de implante custa um valor que Ruben não consegue pagar. Lou o leva até uma fazenda de reabilitação de surdos, onde Ruben passa a se comunicar com libras, e se relacionando com crianças e adultos com perda auditiva. Ruben não aceita sua nova condição e vez ou outra entra em profunda depressão.
Baseado em uma história real, o filme emociona pela entrega de Riz Ahmed, que está absurdamente bem no papel. Todas as nuances estão ali, expressas em seu rosto. O diretor Daiurs Mader trabalhou exaustivamente com o editor de som, pois ele quiz passar para o espectador a experiência de perder a audição aos poucos. Nos colocamos no lugar de Ruben e é algo incrível o trabalho de som do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário