domingo, 27 de dezembro de 2020

Napo


"Napo", de Gustavo Ribeiro (2020)
NapoSuper premiado curta de animação brasileiro, realizado por uma produtora de Curitiba, Miralumo, associada à Escola de Artes Digitais Revolution. Gustavo Ribeiro co-escreveu junto de Gabriela Antonia Rosa e dirigiu essa emocionante e delicada história que evoca clássicos da animação, como "A vida é uma festa" e "Up, altas aventuras". O que une os filmes é o tema da velhice e do Alzheimer, e a união de crianças e idosos na busca de memórias do passado.
John e um menino que mora com sua mãe. Um dia, ela traz para morar com eles o avô Napoleão. De início, o menino estranha a presença do idoso, que é bastante introvertido e quase não fala. Mas quando John acha um antigo álbum de fotos, tudo muda. O avô vê as fotos e se anima. John passa então a desenhar tudo o que o avô fala, criando uma linda relação com ele.
O desfecho do filme é bastante melancólico, e é impossível não se lembrar de "A vida é uma festa". Mas a grande qualidade do roteiro, dos traços da animação e da trilha sonora fazem esse filme ser um grande marco para a animação brasileira, conquistando prêmios mundo afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário