“Roh”, de Emir Ezwan (2019)
Premiado terror malasiano, indicado pela Malásia para representar o país para as finais do Oscar de filme internacional em 2021. Impressionante longa de estreia do roteirista e diretor Emir Ezwan, “Espírito” é um excelente exercício de atmosfera de suspense e horror, uma produção minimalista com seis atores localizado em uma floresta assustadora.
Uma mulher mora com seus dois filhos pequenos em uma casa isolada no mio da floresta afetada da civilização. Um dia, ao irem à caça, as crianças avistam uma menina ensangüentada. Eles a trazem para casa. A mãe e as crianças oferecem comida e roupa limpa para a menina. Porém, no dia seguinte, a menina roga uma profecia: que o Mal virá para trazer infortúnios à todos.
Todos os atores são excelentes: aí se incluem uma xamã e um caçador misterioso em busca da criança. É um filme com um desfecho simbólico, não muito claro em seus objetivos, mas certamente apresentado para trazer uma cinematografia deslumbrante.
Fiquei muito impactado com esse filme. Apesar de compreender a história e parte da simbologia e referencial do filme, não tenho leituras para desvendar a mitologia malaia que, de forma latente, envolve a narrativa. Infelizmente as criticas sobre a obra ainda são parcas, aqui no Brasil inexistentes. Para mim, que sou entusiasta e pesquisador do cinema de horror, o melhor filme do gênero no ano, sem dúvidas. Parabéns pela menção e por naõ deixar passar essa obra prima.
ResponderExcluir