"Shaonian deni", de Derek Tsang (2019)
Vencedor de mais de 60 prêmios em Festivais internacionais, "Melhores dias" é uma produção de Hong Kong e China e bateu recordes de bilheteria em 2019.
Um misto de drama, ação, romance e melodrama, essa obra-prima de 135 minutos exala estilo em cada fotograma. O tema do filme é a prova anual, o GaoKao, onde alunos escolhem a faculdade para a qual querem estudar (espécie de Enem local). A pressão sobre os alunos é imensa, pais espancam os filhos que reprovam e muito bullying acontece entre os losers. Nian Chen (Zhou Dongyu) é uma adolescente que mora com a sua mãe, uma negociante do mercado de contrabando. NA escola, Nian presencia o suicídio de uma colega de turma e diante de centenas de outros alunos, é a única que demonstra piedade. Por conta disso, ela começa a sofrer bullying de um grupo de alunas, que a espancam. Quando volta d enoite para casa, Nian testemunha um rapaz, Xiao Bei (Jackson Yee, um astro pop de Hong Kong) levar uma surra. Nian liga para a polícia, mas a gangue a agarra e a obriga a beijar o rapaz na boca, além de espancarem os dois. A partir desse fato, Nian e Xiao Bei criam um elo, onde Xiao resolve proteger a jovem das garotas da escola. Entre os dois, nasce um flerte, mas ambos decidem não extrapolar o limite de uma amizade. Até que a líder do bullying é encontrada assassinada, e ambos são considerados culpados.
Com uma excelente direção, que lembra os filmes dos anos 90 de Wong Kar Wai, que mesclava drama e ação com cores estilizadas, o filme também com um roteiro que passeia por vários gêneros, terminando em um desfecho lindo e emocionante. Os dois atores principais são brilhantes, explorando todas as camadas emocionais de seus complexos personagens. O filme foi selecionado para o Festival de Berlin 2020, mas o país retirou o filme da seleção, sem dar maiores explicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário