terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O carrasco da mão negra


"Mio caro assassino", de Tonino Valerii (1972)
Um dos melhores giallos italianos, "O carrasco da mão negra" tem a trilha sonora composta por Ennio Morricone, que já havia realizado trilhas de Dario Argento, outro grande cineasta do gênero.
Com uma excelente trama que lembra bastante a estrutura de Agatha Christie, inclusive um final onde todos os supostos assassinos se encontram em um único lugar, o filme apresenta pelo menos uma grande cena antológica de assassinato: uma mulher é morta com com uma serra elétrica circular, uma cena chocante até mesmo para os dias de hoje e que certamente foi copiada por muito cineasta na sequência ( incluindo Brian de Palma em "Dublê de corpo").
Após um agente de seguros morrer decapitado ( através de uma escavadeira!!), o Inspetor Luca (George Hilton, um astro do cinema Uruguai na Itália) e seu assistente Maró acabam relacionando esse crime ao sequestro de uma menina há um ano atrás. Todos os envolvidos acabam sendo assassinados, e o Inspetor precisa elucidar logo quem é o serial killer antes que mais mortes aconteçam.
Mesmo com a canastrice de vários atores, o que é um fato corriqueiro nos giallos, o filme entretém pela ótima narrativa, pelo suspense constante e pela definição de quem é o assassino. Grande pedida.

2 comentários: